Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CRAVOS E ESPINHAS- DÚVIDAS FREQUENTES (Dr. Bactéria responde!)


Os cravos e espinhas são causados por bactérias? Se sim, qual a relação entre as bactérias e os hormônios da adolescência?

A acne vulgar é uma dermatose, ou seja, uma doença de pele que tem como características cravos, espinhas e pústulas. Cravos e espinhas são resultado de muito óleo na pele.

Os cravos são os pontos pretos ou brancos, também chamados “comedões”; as espinhas são as “pápulas” (elevações) e as “pústulas” são as espinhas que contém pus. Eles todos ocorrem devido ao aumento da produção da secreção sebácea e do conseqüente entupimento dos poros.

Os cravos são a massa de gordura que foi impedida de sair devido o estreitamento do canal da glândula sebácea que aumentou de tamanho. Os cravos brancos (“comedões fechados”) são aqueles pontos arredondados brancos ou cor da pele compostos de massa de gordura. Inflamam com muita facilidade, gerando espinhas quando erroneamente espremidos.

O cravo preto (“comedão aberto”) tem a extremidade preta porque apresenta acúmulo de melanina (célula de pigmentação) que, para completar, sofre oxidação por estar em contato direto com o meio externo. A maioria dos comedões abertos não fica inflamada.

A presença dos cravos leva ao aumento da reprodução das bactérias que vivem normalmente na glândula sebácea. Quando essas bactérias se multiplicam causam as espinhas. Ao se multiplicarem produzem substâncias que irritam a parede da glândula sebácea. Com isso, ocorre aumento do fluxo de sangue para o local que fica vermelho e dolorido, formando a espinha.

Se a inflamação continuar, as células de defesa do organismo são atraídas para o local. Elas atacam as bactérias, produzindo o pus. As principais bactérias encontradas na glândula sebácea são: Propionibacterium acnes ,Propionibacterium granulosum, Propionibacterium avidum e a Staphylococcus epidermidis.

A relação não é entre bactérias e hormônios da adolescência, mas sim entre os hormônios e o aumento da secreção das glândulas sebáceas. Na adolescência esse aumento ocorre devido à ação dos hormônios sexuais masculinos, chamados andrógenos. Os principais hormônios sexuais masculinos são testosterona e dihidrotestosterona. Tanto homens como mulheres os produzem -- entretanto as mulheres têm hormônios sexuais masculinos em menor quantidade.

Esses hormônios são responsáveis pelo aparecimento de pêlos nas áreas sexuais, axilas e face (barba). Levam a aumento do interesse sexual e da agressividade, ganho de massa muscular, engrossamento da voz e maior oleosidade da pele. Para eliminar o óleo que foi produzido a mais, as glândulas aumentam de tamanho e podem gerar a acne.

Fonte: www.drbacteria.globolog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário