Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dúvida: como os golfinhos dormem?


Como os golfinhos dormem? Estes belos mamíferos conseguem fazer isso na água?

Para entendermos a complexidade do sono dos golfinhos, é preciso entender como este mamífero marinho respira. O sistema respiratório dos golfinhos não está unido a um centro nervoso autônomo, assim ele precisa "pensar" que deve respirar.
Mesmo que este funcionamento possa parecer um "mau desenho genético", este fato representa uma vantagem na hora de nadar, já que os animais podem gerir melhor o oxigênio que respiram, podendo ficar submersos mais tempo sem respirar.
Os golfinhos podem dormir de várias maneiras:

Boiando: Como um tronco no água, o golfinho pode manter-se boiando, deixando fora da água só a parte necessária para poder respirar. No entanto, esta opção lhe deixa demasiado vulnerável a ataques de outros golfinhos ou predadores.

Ajudado por outros golfinhos: Os golfinhos costumam fazer turnos para dormir, emparelhando-se. Um dos golfinhos nada enquanto outro se "apóia" no outro, podendo assim deslocar-se sem realizar esforço muscular. Os golfinhos pequenos devem ser ajudados por suas mães durante os primeiros dias. A mãe não dorme, já que, caso contrário, o pequeno golfinho poderia esgotar-se e afundar, morrendo por asfixia. 

Dormindo pela metade: Os golfinhos são capazes de descansar uma metade de seu cérebro, deixando a outra metade ativa, e fazê-lo alternadamente para descansar um lado cada vez. Por exemplo, se o golfinho está com o hemisfério esquerdo do cérebro "desconectado", o olho direito não pode ver.
 Eles só dormem na superfície da água. Há mais de uma teoria para explicar o sono desses bichos. A mais aceita delas diz que eles não dormem por muito tempo mas fazem vários pequenos cochilos, principalmente durante a noite, conta o oceanógrafo Eduardo Secchi, da Fundação Universidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Se dormirem no ponto, os inimigos aproveitam a distração para atacar.
Mas as baleias não ficam totalmente paradas na superfície. Elas fazem pequenos movimentos para se estabilizar. Isso fortalece outra teoria. Alguns pesquisadores acreditam que os dois hemisférios do cérebro das baleias e golfinhos funcionam independentemente: enquanto um trabalha, o outro descansa. Assim, esses animais nunca estariam totalmente adormecidos. Há, ainda, biólogos que acreditam que, como o animal geralmente anda em bando, eles se revezam no descanso: enquanto alguns dormem, tranqüilamente, outros montam guarda. Trabalho de equipe.




- FONTE: www.terra.com.br -02 de junho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário